Todo dia surge uma notícia nova decorrente da crise instaurada por conta do Coronavírus (Covid-19) e você precisa ficar atento, pois, isso faz toda diferença para sua empresa. Assim, você conhece quais as novas medidas que o governo adotou sobre o DAS e Tributos do Simples Nacional?

Primeiramente, me responde uma coisa: você está com receio do quanto essa crise ligada ao Coronavírus poderá afetar a sua empresa?

Você, assim como muitas pessoas, deve ter dito: sim, estou demasiadamente preocupado com o tanto de notícias que “pairam pelo ar” e se disseminam, sejam verdadeiras ou falsas! Logo, ando sem saber o que fazer, pois não sei até que ponto isso afetará meu empreendimento. Ou seja: um certo desespero permeia o atual cenário.

Portanto, assim como você percebeu o quanto isso é prejudicial para a economia  e, consequentemente, sua empresa, é que as autoridades brasileiras resolveram adotar algumas medidas junto ao Simples Nacional.

Imagine o quanto prorrogar o pagamento dos Tributos do Simples Nacional através do DAS não ajudaria a sua empresa nessa atual situação. Ainda mais nesse cenário caótico, onde você deverá realizar a contenção de despesas e Gestão de Risco do seu empreendimento. 

Por isso, a Agilize, preocupada em agregar valor para a sua jornada empreendedora, trará hoje para você as principais Novidades sobre os Tributos do Simples Nacional, que serão implementadas em breve. Atente-se, pois, essa medida será de valiosa para a sua empresa neste tempo de crise. A seguir as informações que verá sobre o assunto em questão:

Mudança-Tributos-Simples-Nacional-DAS-Contabilidade-Agilize.jpeg

Mudanças nos Tributos do Simples Nacional que afetarão o seu DAS

Então, Você conhece quais os Tributos do Simples Nacional, ao realizar o DAS, serão contemplados com as mudanças nesse regime?

A princípio, o governo brasileiro decidiu que os Tributos Federais referentes às competências do mês de Março, Abril e Maio não serão efetuadas da forma habitual. Ou seja, haverá uma redução na parcela mensal paga através do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Então, você poderá se perguntar: como ficará a questão do DAS frente aos demais Tributos do Simples Nacional (Estadual e Municipal)?!

Para essa questão, você deverá atentar-se ao posicionamento tomado pelo estado e município da sua região. Logo, será necessário acompanhar as informações a respeito de cada localidade para saber como proceder frente a parcela referente ao tributo estadual e municipal.

A seguir, conheça como ficaram estabelecidas pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) na Resolução n° 152/2020 as datas para os pagamentos dos Tributos Federais:

APURAÇÃODEPARA
MARÇO/202020/04/202020/10/2020
ABRIL/202020/05/202020/11/2020
MAIO/202020/06/202020/12/2020

Então, você deverá ter bastante atenção quanto a questão do posicionamento do seu estado e município. Isso ficou a critério dos representantes do governo de cada localidade. Assim, você deverá ficar atento aos pronunciamentos que poderão acontecer nos próximos dias.

Desse jeito, fique ligado nos próximos tópicos para que possa compreender como os tipos de empresas ligadas ao Simples Nacional vão lhe dar com essa alteração na forma de pagamento dos Tributos através do DAS!

DAS-Como-Empresas-Simples-Nacional-irão-Pagar-Tributos-Contabilidade-Agilize.jpeg

DAS: como ME e EPP irão Pagar os Tributos do Simples Nacional

Dessa forma, você faz ideia de quais são os tipos de empresa que farão parte da mudança que ocorrerá no recolhimento de tributos do Simples Nacional e que afetará o DAS?

A seguir, deixo 2 dos 3 tipos de empresa que serão contempladas com essa mudança. Assim, descubra se a sua é uma das duas:

  • Microempresa (ME);
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP).

Conforme o artigo 13 da Lei Complementar 123/2006 do Simples Nacional, para ambas as classificações das empresas acima, os tributos ligados aos impostos Federais que não serão recolhidos nos períodos mencionados no tópico anterior são os seguintes:

  • Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ);
  • Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS);
  • Contribuição para o PIS/Pasep;
  • Contribuição Patronal Previdenciária (CPP)

Então, após conhecer os tributos referente às competências de Março, Abril e Maio, que o Governo Federal irá transferir para outubro, novembro e dezembro, você percebe o quanto essa medida será interessante para a sua empresa?

Como creio que sua resposta seja “sim,” imagino que, além disso, você deseja conhecer uma forma incrível de promover ainda mais economicidade para o seu empreendimento, dado que o período exige uma postura ainda mais voltada para otimizações, né?

Então, você sabe quais as vantagens um Serviço de Contabilidade Online Inteligente poderá agregar para o seu empreendimento?

Não?

Aposto que você ficará surpreso com o impacto positivo que as otimizações propostas por esse serviço farão por você e, consequentemente, sua empresa!

DAS-Como-MEI-Irá-Pagar-Tributos-Simples-Nacional-Contabilidade-Agilize.jpeg

DAS: como o MEI irá Pagar os Tributos do Simples Nacional

Então, se você é MEI, consegue imaginar como será feito o pagamento dos Tributos do Simples Nacional através do DAS?

Antes de mais nada, friso que o Microempreendedor Individual (MEI) paga um valor fixo mensal que compreende todos os tributos referentes a essa categoria, independentemente da Receita Bruta auferida no mês.

Dito isso, descubra a seguir 3 dos principais pontos que deverão ser levados em consideração por você, caso seja MEI, na hora de cumprir com as obrigações da sua empresa frente a atual mudança:

  • Antes de tudo, deve-se levar em consideração que, segundo o Comitê Gestor do Simples Nacional, a empresa que faturar até R$ 81.000,00 ao ano efetuará um pagamento no valor fixo mensal de R$ 45,65 sem contemplar as parcelas destinadas ao Imposto Sobre Serviço (ISS) e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS);
  • O DAS da competência de Fevereiro está mantido. Assim, o período do pagamento do mesmo, que é até o dia 20/03/2020, não será alterado;
  • Feito as devidas considerações acima, não se esqueça que, para aqueles que ultrapassarem o prazo de pagamento, a taxa de juros incidirá normalmente.

Portanto, não vacile quanto às questões que foram compartilhadas acima! Nesse momento, você deverá se esforçar ao máximo para otimizar os procedimentos necessários para um bom funcionamento da sua empresa. Ou seja, quanto mais você zelar pela realização de medidas cabíveis, maior será a probabilidade do seu empreendimento passar ileso por essa fase complicada.

Assim, como os seres humanos precisam de bons cuidados preventivos e medicamentos para estimular a cura de determinadas doenças, um Serviço de Contabilidade Online Inteligente prescreverá os cuidados necessários para que a sua empresa mantenha a saúde financeira do empreendimento em dia.

Descoberta a Vacina que Protegerá a sua Empresa Contra o Coronavírus

Já está ciente de como deverá efetuar o pagamento dos Tributos do Simples Nacional através do DAS. Além disso, deve ter notado o quanto essa nova medida será positiva para a sua empresa. Porém, sabia que há uma forma de proteger o seu empreendimento do Coronavírus de uma vez por todas?

Se você deseja libertar-se das fakenews que muitas vezes são disseminadas e que geram ainda mais alvoroço e instabilidade no mercado ou tomar decisões cada vez mais assertivas, não desgrude os olhos desta página, pois tenho algo de extrema relevância para a sua empresa!

Infelizmente, alguns empreendedores ainda não acordaram para a importância desta vacina que, só agora, muitos, por necessidade, passaram dar mais atenção para ela. Assim, infelizmente, colhem ansiedade, desespero e tristeza em momentos como esse em que o Coronavírus assola o cenário mundial.

O governo busca cumprir com as suas próprias obrigações, através de medidas como a mudança da cobrança dos tributos federais do Simples Nacional. Porém, o mesmo não será o responsável pela consolidação e sucesso do seu empreendimento, certo?

Por isso, você precisará tomar os cuidados cabíveis para a proteção da sua empresa contra qualquer tipo de fator que possa ameaçar o seu funcionamento. Assim, como disse no tópico anterior, um Serviço de Contabilidade Online Inteligente protege o seu empreendimento como uma vacina.

Há a identificação do problema da sua empresa e a injeção de medidas eficazes para estimular o processo de prevenção ou cura da mesma. Consequentemente, há a percepção de melhora.

O ideal é que, antes da medicação, hajam práticas preventivas. Logo, se você já se atentou para isso, meus parabéns. Caso contrário, é melhor buscar fazer hoje uma consulta com um time experts de contadores ao tocar aqui! Afinal, a sua saúde depende do seu negócio, não é mesmo?

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.