Há inúmeras medidas que foram adotadas pelo Governo contra o Coronavírus (Covid-19). Por isso, se você se sente um tanto confuso com a forma e o volume das atualizações dessas informações, fique tranquilo, pois, quero lhe apresentar a solução para esse seu problema!

Em tempos de crise, onde uma nova informação poderá causar um impacto absurdo no modus operandi da sua empresa, você deverá permanecer atento. Pois, há realmente muita fake news disseminada no ar. Além disso, sabemos que esse “vírus” é tão contagiante e letal como o Covid-19, certo?

Antes de compartilhar a boa nova com você, não se esqueça: manter-se bem informado é a premissa básica para utilizar bem o seu Poder de Escolha e, assim, adotar as medidas necessárias contra os impactos advindos do Coronavírus!

Você não quer ser vítima de Informações levianas e tomar decisões erradas que custarão muito caro para o seu empreendimento e sua saúde, né?

Por isso Agilize, sempre preocupada em agregar valor para a sua jornada empreendedora, preparou especialmente para você uma timeline que será constantemente alimentada com as notícias mais atuais sobre o Coronavírus e os Impactos que o mesmo poderá causar no seu empreendimento.

Dito isso, assine logo a nossa newsletter para fazer valer o seu Poder de Escolha e ratificar a decisão que irá manter a sua empresa otimizada!

A seguir, compartilho com você as notícias mais importantes que verá hoje:

FAQ 1: Medidas Oriundas do Coronavírus que Você Necessita Saber para Prosseguir

Para evitar qualquer tipo de dúvida e, além disso, otimizar a sua jornada, começaremos pelo FAQ (Frequently Asked Questions) ou “Perguntas Frequentes” para que você possa compreender as medidas adotadas para enfrentar o Coronavírus.

Observação: os dados trazidos aqui referem-se às Medidas estabelecidas até 01/04/2020.

Deixo a seguir as principais dúvidas sobre as Medidas adotadas contra o Coronavírus:

1°) Conforme a MP n° 927, quais as Medidas serão adotadas pelas Empresas contra o Covid-19?

  • O Home office;
  • Antecipação de Férias Individuais;
  • Concessão de Férias Coletivas;
  • Antecipação e Aproveitamento de Feriados;
  • Banco de horas;
  • Suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho;
  • Direcionamento do trabalhador para qualificação;
  • Adiamento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço – FGTS.

2°) As Medidas adotadas pelo Governo Federal referentes ao Trabalhador são definitivas?

As medidas foram estabelecidas conforme foram ocorrendo as comprovações sobre o estado de calamidade. No entanto, o prazo das mesmas é até o dia 31/12/2020, Assim, são fundamentadas no Decreto Legislativo nº 6/202 e constitui hipótese de força maior para efeitos trabalhistas, conforme art. 501 da CLT.

3°) Sobre as Férias, quais pontos são os mais Importantes?

  • Aquele Colaborador que indicar o interesse de tirar férias no atual contexto, poderá retirá-las. No entanto, a empresa deverá comunicá-lo por escrito (e-mail, mensagem de texto, entre outros) em um prazo de 48hrs. Além disso, o período de Férias não poderá ser menor do que 5 dias;
  • A Antecipação de Férias fica a cargo da empresa. A mesma poderá pagá-la até 20/12/2020;
  • No que se refere ao Salário das Férias, a empresa poderá pagá-lo no 5° dia útil do Mês Subsequente;
  • A Conversão de 10 dias de Gozo Férias em Dinheiro, no atual contexto, só ocorrerá se a empresa concordar.

4º) Prorrogação do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF)

A entrega da Declaração do IRPF 2020 referente ao ano base 2019 deverá ocorrer até às 08 horas do dia 02 de março até às 24 horas do dia 30 de JUNHO.

Mediante a crise provocada pela pandemia do Coronavírus (Covid-19), o governo brasileiro no dia 01/04/2020,  prorrogou  o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física por 60 dias, com isso, o prazo para a entrega da declaração de 2020 passa de 30 de abril para 30 de junho.

Tostes disse que ainda avaliam se será alterado ou não o pagamento do primeiro lote de restituição. “Ainda estamos avaliando para ver se vamos ou não vamos manter o primeiro lote em 30 de maio”, disse.

5º) Você conhece quais as novas medidas que o governo adotou sobre o DAS e Tributos do Simples Nacional?

Imagine o quanto prorrogar o pagamento dos Tributos do Simples Nacional através do DAS não ajudaria a sua empresa nessa atual situação. Ainda mais nesse cenário caótico, onde você deverá realizar a contenção de despesas e Gestão de Risco do seu empreendimento. 

Clique aqui e confira o artigo com todas as principais novidades sobre os Tributos do Simples Nacional, que serão implementadas em breve. 

6º) Governo adia pagamento de PIS, Pasep, Cofins e INSS

No dia 01/04/2020, o governo decide adiar o pagamento do PIS, Pasep, Confins e INSS, e agora o pagamento das contribuições das empresas será em agosto e outubro. 

Outra medida, anunciada  pelo secretário da Receita, é a desoneração do imposto sobre operações financeiras (IOF) que incide sobre os empréstimos que o governo vai conceder para as empresas.

O Governo Federal no dia 15/04/2020 anunciou, através da Portaria ME n° 150/2020, o adiamento da Contribuição Previdenciária Patronal (CPP). O percentual da CPP corresponde aos 20% pagos pela empresa na folha de pagamento.  

  • Quais competências serão adiadas?
    – A parte patronal da GPS referente a competência 03/2020, que venceria em 20/04/2020, foi prorrogada para 20/08/2020;
    – A parte patronal da GPS referente a competência 04/2020, que venceria em 20/05/2020, foi prorrogada para 20/10/2020;

Observação: No dia 20/04/2020, deverá ser pago o INSS, porém sua empresa poderá prorrogar apenas a parte patronal da Contribuição (20%). 

7º) Empreendedor, saiba como conseguir linha de crédito com taxa 40% menores! 

Na segunda-feira (20/04), o Governo Federal anunciou mais uma medida que irá ajudar MEIs, micro ou pequenas empresas no Brasil. O auxílio será para as empresas que paralisaram os serviços e negócios devido a pandemia do novo coronavírus. 

Pelas condições oferecidas, os empreendedores contarão com uma carência de 9 a 12 meses, pagamento entre 24 e 36 meses, com taxas até 40% menores.

Quer saber mais? Confira o artigo completo no nosso blog. 
Clique aqui!

FAQ-Medidas-Coronavírus-Precisa-Saber-Contabilidade-Agilize.jpeg

FAQ 2: Descubra as Medidas Contra o Coronavírus ou Perca Algumas Vantagens

Há ainda inúmeras questões importantíssimas sobre as Medidas adotadas contra o Covid-19 que precisam ser ressaltadas. Por isso, continuarei a FAQ no intuito de sedimentar o necessário para a sua Tomada de Decisão Assertiva. Veja a seguir:

4°) Há alguma observação referente às Férias do Profissional de Saúde, Outras Licenças Não Remuneradas ou as Regras das Férias Coletivas?

  • Acerca do Profissional de Saúde, devo frisar que o mesmo poderá ser convocado ao retorno das atividades do trabalho antes mesmo das suas Férias ou Outras Licenças Não Remuneradas terminarem. Porém o mesmo deverá ser bem formado por escrito (e-mail, mensagem de texto, etc) em um prazo de até 48hrs de antecedência;
  • Coletivas, a empresa não precisará mais comunicar às Entidades responsáveis, nem ao Sindicato com um prazo de 15 dias de antecedência. Agora, gozarão de autonomia para dar Férias Coletivas desde que informem os seus Colaboradores com um prazo de até48hrs. Além disso, devo ressaltar que não haverá um limite mínimo de dias de Férias.

5°) Haverá compensação por conta da Paralisação?

Há 2 pontos importantíssimos que merecem uma atenção redobrada da sua parte.Deixo-os abaixo:

  • Os Feriados poderão ser utilizados para compensação dos dias não trabalhados. Porém, apenas os Feriados Civis. Além disso, o Colaborador deverá ser comunicado com antecedência (Prazo de 48hrs). Agora, no que se refere aos Feriados Religiosos, há de se estabelecer um acordo entre as partes (Empregador e Colaborador) por escrito;
  • Para as situações onde as empresas suspenderam as suas atividades por 15 dias, há a necessidade de compensação em algumas prerrogativas. Primeiro, o Colaborador deverá concordar com a criação de um Bancos e Horas Especial com prazo de 18 meses. Segundo, o Colaborador deverá demonstrar a sua intenção conforme documento por escrito, autorização do respectivo Sindicato ou Convenção Coletiva de Trabalho. Terceiro, o limite máximo da Compensação será de 2hrs extras diárias ou 10hrs/dia trabalhados. Caso o período de Compensação se esgote sem a recuperação total do período suspenso, bastará ao Empregador, por meio do saldo de horas, através da Convenção Coletiva, compensá-lo.
Descubra-Medidas-Contra-Coronavírus-Ou-Perca-Algumas-Vantagens-Contabilidade-Agilize.jpeg

FAQ 3: Covid-19, Medidas de Suspensão de Contrato de Trabalho e FGTS

Como você deve ter percebido, a pandemia do Coronavírus exige algumas medidas drásticas. Por isso, acompanhe o próximo FAQ para descobrir se você, realmente, precisará adotar algumas dessas. Atente-se às próximas questões:

TÓPICO REVOGADO DIA 26/03/2020

6°) Quais casos referentes à Suspensão de Contrato de Trabalho Você Deverá Redobrar a Atenção? 

  • Frente a Paralisação, caso você não possa manter os seus Colaboradores,poderá optar pela Suspensão de Contrato de Trabalho em um Prazo de até 2 meses.Durante esse tempo o Colaborador deverá participar de Cursos Não Presenciais;
  • Não haverá requisito para Suspensão de Contrato de Trabalho, no atual contexto. Basta a autorização do Empregado/Empregados e Registro na Carteira de Trabalho;
  • O Colaborador não terá o direito de receber salário durante o período de Suspensão. O que poderá ocorrer nesse caso é uma negociação entre ambas as partes (sem natureza salarial) onde o Empregador poderá conceder uma ajuda de Custo Mensal ao Colaborador, entre outras devidamente estabelecidas;
  • Sobre o Benefício de Seguro-Desemprego, o Colaborador em Suspensão de Contrato de Trabalho não terá direito ao mesmo. No entanto a Lei n° 7998/90 concede a Bolsa de Qualificação Profissional nesses casos. Porém, àqueles que se são regulamentados pela MP n°927, não se encaixam nesse caso.

6º) Medida Provisória 936: Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda. 

Atualizado: 02/04/2020

  • Redução proporcional da jornada de trabalho e do salário
    A redução poderá ser feita por até 90 dias, e terá que ser comunicado ao trabalhador com antecedência mínima de 2 dias e ao Sindicato em até 10 dias a partir da data da celebração. O pacto individual deverá ser escrito (baixe aqui modelo).
    A redução contemplará exclusivamente de 25, 50 ou 70% do valor a ser recebido. Nessa modalidade o trabalhador receberá o Benefício calculado na mesma proporção sobre o Seguro Desemprego a que teria direito.

    Por exemplo: A funcionária Ana recebe um salário de R$ 1500. O valor que Ana teria direito no Seguro desemprego seria de R$ 1200. Com essa medida, Ana receberá exclusivamente 25, 50 ou 70% do valor do seguro (R$ 1200).

  • Como fazer o cálculo do Seguro-desemprego: O trabalhador deve somar o salário dos três meses antes de ser dispensado e dividir o total por três. Se o resultado da média salarial para o cálculo do seguro-desemprego for:

    Até R$ 1.599,61: multiplica-se o salário médio por 0,8 (80%)

    De R$ 1.599,62 a R$ 2.666,29: o que exceder R$ 1.599,61 será multiplicado por 0,5 (50%) e somado a R$ 1.279,69

    Acima de R$ 2.666,29: a parcela será de R$ 1.813,03

    Atenção: valores válidos para 2020.

  •  Suspensão Temporária do Contrato de Trabalho
    A suspensão poderá ser feita por até 60 dias (podendo ser dividido em dois períodos de 30), e terá que ser comunicado ao trabalhador com antecedência mínima de 2 dias e ao Sindicato em até 10 dias a partir da data da celebração. O pacto individual deverá ser escrito (baixe aqui modelo).

    a. Empresas com receita bruta superior a 4,8 milhões em 2019 somente podem suspender o contrato se arcarem com Ajuda Compensatória de 30% do salário do empregado;
    b. Trabalhador receberá:
    i. 100% do valor do seguro desemprego
    ii. 70% do valor do seguro desemprego se a empresa estiver arcando
    com 30% do salario. 

Atenção: O recebimento do benefício não impede o futuro recebimento do Seguro desemprego se o trabalhador fizer jus.

  • Garantia provisória de emprego:
    a. Garantida estabilidade provisória por mais 2 meses;
    b. Duração da estabilidade pelo tempo que durar a redução ou suspensão e por igual período após a cessação;
    c. Não impede dispensa a pedido ou por justa causa.

Caso queira ler na íntegra a MP 936, clique aqui.

7°) Como proceder com FGTS?

Haverá uma mudança no FGTS por conta do Coronavírus. Logo, a Medida será a seguinte: caso o Colaborador não perca vínculo com a empresa, o FGTS referente aos meses de Março, Abril, e Maio de 2020, passarão a vencer em Abril, Maio e Junho do mesmo ano. Além disso, devo frisar que o recolhimento poderá ser parcelado sem a incidência da atualização de multa e outros encargos.

FAQ 4: Dê a Devida Atenção para Estas Medidas contra o Covid-19

Algumas Medidas carecem de atenção especial, caso você queira otimizar ainda mais os seus processos internos, minimizar riscos e não sofrer com outros fatores adversos que podem surgir da situação proveniente da pandemia do Coronavírus.

Por isso, deixo mais algumas questões a seguir:

8°) Caso um Colaborador tenha o seu Contrato Rompido, deverá realizar o Exame Demissional?

Depende! Caso o Colaborador tenha sido admitido em um prazo inferior à 180, não haverá a necessidade. No entanto, demais exames ocupacionais como o admissional, periódico, de retorno, etc, até o dia 31/12/2020, ficam dispensados.

9°) Caso o Colaborador se contamine com Coronavírus, o mesmo terá estabilidade no emprego por 1 ano ao retornar ao trabalho?

Só se a Doença for Ocupacional, onde haja nexo causal como, por exemplo, os casos de profissionais da área de saúde.

10°) O quê acontecerá caso a Convenção Coletiva de Trabalho do Colaborador esteja marcada para 31/03/2020?

Frente a atual recomendação para evitar aglomerações sociais, o Empregador poderá prorrogar o prazo por 90 dias.

11°) Há alguma ressalva quanto à Aplicação Novas Medidas?

Caso sua empresa adote algumas das Medidas que ocorreram 30 dias antes mesmo da edição da MP n° 927 (22/03/2020) e não contrarie o que foi estabelecido na mesma, sim.

Observação: as Novas Medidas valem para os Empregados Domésticos também.

12°) Há alguma observação referente ao Teletrabalho (Home Office)?

  • Nesse caso, o próprio Empregador poderá definir por essa modalidade de trabalho para o seu Colaborador sem a necessidade de informar a nenhuma entidade, nem expressar em Contrato de Trabalho. No entanto o Colaborador (inclui o Estagiário também), deverá ser notificado em um prazo de até 48 hrs por escrito;
  • Caso o Colaborador não disponha dos recursos necessários para executar o trabalho, a empresa poderá emprestá-lo ou pagar por algum serviço que colabore para o desempenho da função sem que isso seja considerado salário.
Anticorpos-Antifrágil-Medida-Certa-Proteção-Coronavírus-Contabilidade-Agilize.jpeg

FAQ 5: Medidas para Salvar a Pele Contra o Coronavírus

Portanto, há algumas mudanças que ocorrem ao longo de adversidades como as que vemos ligadas ao Coronavírus. Assim, como são as situações que necessitam de flexibilidade no Processo de Tomada de Decisão, cabe a você, amigo Empreendedor,ficar com os olhos bem abertos e acompanhá-las.

Por isso, vou dar segmento ao FAQ. Continue atento, pois, as Perguntas e Respostas abaixo poderão ser o norte que faltava para o seu negócio nesse momento de acordo com a MP 944: Programa Emergencial de suporte a empregos:

13°) Haverá alguma Linha de Crédito que estimule a Recuperação das PMEs?

Sim! No dia 27/03/2020, o governo anunciou que haverá uma linha de crédito para auxiliar os Pequenos e Médios Empreendedores. Assim, a duração dessa medida terá um prazo de 2 meses. No caso, esse estímulo é para a garantia do pagamento dos Colaboradores dessas empresas, que poderão receber até 2 salários mínimos (independente do quanto recebiam antes). Isso não invalida a possibilidade da empresa fazer um acordo com alguns colaboradores que recebiam um salário maior.

14°) Como será o acesso à Linha de Crédito para pagamentos dos Colaboradores das PMEs?

Há alguns pré-requisitos para as empresas participantes. Veja a seguir:

  • Empresas com faturamento entre R$ 360.000,00 à R$10.000.000,00 ao ano;
  • Dinheiro será exclusivo para Folha de Pagamento;
  • A empresa terá 6 meses de carência para pagar o empréstimo;
  • Juros que Incidirá sobre o empréstimo será de 3,75% ao ano;
  • O empréstimo poderá ser parcelado em até 36 meses;
  • A empresa que aceitar o financiamento não poderá demitir os seus trabalhadores durante esse período.

Observação: empresas que aceitarem esse crédito sem comprometeram a não demitir nenhum funcionário em um prazo de 2 meses.

Como posso solicitar o empréstimo?
Até o momento os bancos participantes são: BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco e Banco Santander.
Entre em contato com seu Banco e verifique se já está disponível a linha de crédito e quais são os documentos necessários para efetivar a medida.

Como vai funcionar?
Ao pedir o empréstimo, o dinheiro será pago diretamente ao funcionário, sem intermediação da empresa. Isso quer dizer que o trabalhador não ficará dependendo do patrão para receber.

Atenção!   
A linha está sujeita à aprovação de crédito. As instituições financeiras observarão políticas próprias de crédito, podendo verificar restrições em sistemas de proteção ao crédito (SPC e Serasa) e registros de inadimplência no sistema de crédito do Banco Central nos 6 meses anteriores à contratação.

Tabela de Medidas Emergenciais Contra o Coronavírus – I

MEDIDAS EMERGENCIAISINSTRUMENTO NORMATIVO
Antecipação da primeira parcela do 13º de aposentados e pensionistas do INSS para abril. 
Antecipação da segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas do INSS para maio. 
Valores não sacados do Pis/Pasep serão transferidos para o FGTS para permitir novos saques. 
Antecipação do Abono Salarial para junho. 
Reforço ao programa Bolsa Família: suspensão de bloqueios e averiguação cadastral para inclusão de mais de 1 milhão de pessoas no programa.Casa Civil – Presidência de República | Portaria nº 335, de 20 de março de 2020
Redução do teto de juros do consignado, aumento da margem e do prazo de pagamento. 
Adiamento por 120 dias dos procedimentos de bloqueio e suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC).Ministério da Cidadania | Portaria nº 330, de 18 de março de 2020
Adiamento do prazo de pagamento do FGTS por 3 meses. 
Prorrogação de prazo para pagamento de tributos federais do SIMPLES.Secretaria Especial da Fazenda – ME | Resolução nº 152, de 18 de março de 2020
Linha de Crédito Proger Urbano Capital de Giro / FAT para Micro e Pequenas Empresas.Conselho Deliberativo do FAT – ME | Resolução

 

nº 850, de 18 de março de 2020

Redução de 50% nas contribuições do Sistema S por 3 meses. 
Simplificação das exigências para contratação de crédito e dispensa de documentação (CND) para renegociação de crédito.Banco Central | Resolução nº 4782, de 16 de março de 2020
Facilitar o desembaraço de insumos e matérias primas industriais importadas antes do desembarque. 

Tabela de Medidas Emergenciais Contra o Coronavírus – II

MEDIDAS EMERGENCIAISINSTRUMENTO NORMATIVO
Orçamento extra para aquisição de equipamentos e insumos hospitalares.MP 924, de 13 de março de 2020 – crédito extraordinário no valor de R$ 5 bilhões
Destinação do saldo do fundo do DPVAT para o SUS 
Redução a zero das alíquotas do Imposto de Importação para produtos de uso médico hospitalar (até setembro de 2020).Câmara de Comércio Exterior – ME | Resolução nº 17, de 17 de março de 2020
Desoneração temporária de IPI sobre bens importados que sejam necessários ao combate do Covid-19.Presidência da República | Decreto nº 10.285, de 20 de março de 2020
Desoneração temporária de IPI sobre bens produzidos internamente que sejam necessários ao combate do Covid-19.Presidência da República | Decreto nº 10.285, de 20 de março de 2020
Suspender a prova de vida dos beneficiários do INSS por 120 dias.INSS | Portaria nº 373, de 16 de março de 2020
Preferência tarifária de produtos de uso médico-hospitalar. 
Priorizar desembaraço aduaneiro de produtos de uso médico-hospitalar.Receita Federal | Instrução Normativa nº 1.927, de 17 de março de 2020
Controle de exportação para evitar o desabastecimento de produtos de combate Covid-19.SECEX | Portaria nº 16, de 18 de março de 2020

Tabela de Medidas Emergenciais Contra o Coronavírus – III

MEDIDAS EMERGENCIAISINSTRUMENTO NORMATIVO
Fechamento das fronteiras com a Venezuela.Casa Civil – Presidência de República | Portaria nº 120, de 17 de março de 2020
Fechamento das fronteiras por 15 dias com Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Peru e Suriname.Casa Civil – Presidência de República | Portaria nº 125, de 19 de março de 2020
Restrição por 30 dias da entrada no Brasil, por via aérea, de estrangeiros provenientes da China, União Europeia, Islândia, Noruega, Suíça, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Comunidade da Austrália, Japão, Malásia e Coréia.Casa Civil – Presidência de República | Portaria nº 126, de 19 de março de 2020
Reconhecimento de estado de calamidade pública com efeitos até de 31 de dezembro de 2020.Presidência de República | Mensagem ao Congresso nº 93, de 18 de março de 2020
Suspensão, prorrogação e adiamento de atos de cobrança da dívida ativa da União.Ministério da Economia | Portaria nº 103, de 17 de março de 2020
Condições para transação extraordinária na cobrança da dívida ativa da União.PGFN | Portarias nº 7.820 e 7.821, de 18 de março de 2020
Garantir o exercício e o funcionamento de serviços públicos e atividades essenciais.MP 926, de 20 de março de 2020 – procedimentos para aquisição de bens,serviços e insumos da emergência de saúde pública.
Definição dos serviços públicos e das atividades essenciais.Presidência da República | Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020

Crie Anticorpos, Seja Antifrágil – A Medida Certa para Proteção

Você já ouviu falar das Medidas adotadas contra os “Cisnes Negros?!” Sabe o quanto um Cisne Negro pode acabar com uma nação, talvez até afetar o mundo?

Pensou: esse cara está louco! Acertei?

Calma, você não está no Globo Repórter. Eu não vou falar onde vive, o que come e como se comporta o Cisne Negro. Pode ficar tranquilo! No entanto, o papo é realmente sério.

Desde quando os assuntos sobre o Covid-19 se tornaram constantes, eu tenho pensado em Nassim Taleb e alguns conceitos que esse grande pensador econômico contemporâneo compartilhou com a nossa geração.

Uma das expressões populares cunhadas por Nassim Taleb foi “Cisne Negro.”Uma expressão econômica utilizada para um evento imprevisível, que ocorre e afeta a economia de um lugar específico ou do mundo de forma
impactante
. Logo, se você está pensando o óbvio (Cisne Negro = a Covid-19), você acertou!

Há inúmeras estratégias que você poderá adotar para se precaver dos
Cisnes Negros
:

  • Realizar investimentos mais conservadores;
  • Fazer uma Reserva de Emergência;
  • Gestão de Riscos;
  • Gestão de Crise.

No entanto, 2 estratégias são fundamentais para que todas essas que foram
mencionadas surtam o efeito desejado:

  • Mentalidade Antifrágil;
  • Informações Contábeis Fidedignas.

Mentalidade Antifrágil

Essa é a 2° expressão conceitual cunhada por Taleb, que mostra o quanto nós não devemos adotar uma postura Resiliente. Pois, enquanto o Resiliente se abala com os desafios da vida e volta ao estado normal, o Antifrágil supera os mesmos, aprende e se torna alguém melhor (cria anticorpos).

Informações Contábeis Fidedignas

Então, se você não tiver acesso às informações contábeis fidedignas, como tomar uma decisão assertiva?

Como diz Warren Buffett: a contabilidade é a linguagem do mundo dos negócios.

Logo, se você não aprender o “idioma,” acaba por correr sérios riscos.

Assim, se deseja ser Antifrágil e, frente as atuais medidas, tomar decisões inteligentes, clique no botão baixo e descubra hoje como tornar isso possível!

Quer saber mais? Clique aqui e leia mais sobre as medidas que o Governo brasileiro adotou e que poderão reduzir os impactos financeiros na sua empresa.

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.