Com a quantidade de notícias que foram divulgadas na mídia, você anda um tanto receoso quanto aos impactos que Fatores Externos como o Coronavírus (Covid-19) podem trazer para economia e, consequentemente, sua empresa?

Primeiramente, devo concordar com você: a questão do Coronavírus, realmente, é um tanto preocupante. Mas, em meio ao caos, só os inteligentes se mantém firmes, concorda?

Acredito que o caminho do meio (ser equilibrado, logo, realista) é algo que norteia as boas decisões. Por isso, analisar o cenário que o seu negócio está inserido com prudência, será o melhor a ser feito.

Os Fatores Externos que impactam a Economia, quando analisados em detrimento a um contexto onde empresas que possuem uma gestão inteligente das informações contábeis se fazem presentes, acabam por obter uma redução nos resultados negativos, oriundos de qualquer crise.

Você não quer que todo o resultado da sua empresa venha a se resumir aos Fatores Externos da Economia, não é?

Deixar de utilizar as informações contábeis, poderá custar caro para a consolidação do seu empreendimento. Assim, você deverá fazer o bom uso do seu Poder de Escolha e tomar decisões inteligentes decorrentes dessas informações.

Dito isso, a Agilize, sempre preocupada em agregar valor para a sua jornada empreendedora, compartilhará o posicionamento assertivo que você deverá adotar frente a sua empresa para não se tornar refém de Fatores Externos da Economia como, por exemplo, o Coronavírus. Assim, deixo a seguir os principais pontos que protegerão as finanças do seu empreendimento:

Fatores Externos: Descubra se o Coronavírus poderá Afetar a Sua Economia

Você não sabe que atitude tomar ao ver que Fatores Externos como o Coronavírus ameaçam afetar a economia e as finanças da sua empresa?

De antemão, saiba que algumas das maiores empresas do mundo (Apple, Google,Microsoft, etc) já se pronunciaram a respeito sobre o impacto do Coronavírus e as consequências negativas que sofreram decorrentes do mesmo. Vale lembrar que esse surto se compara ao da SARS em 2002. Uma pandemia que afetou de forma voraz a economia mundial.

Por isso, é normal que você se pergunte: e agora, como enfrentar uma situação dessa magnitude, se empresas como Apple, Google e  Microsoft, por exemplo, estão se queixando do cenário em que a economia está?

Conforme o Consultor do Sebrae-SP, Marcos Stahl, não há indícios de que as Pequenas e Médias Empresas que dependem de produtos oriundos da China sofram fortemente à curto ou médio prazo com a escassez desses

Porém, a flutuação do dólar deverá impactar e muito o mercado dessas empresas. Assim, além disso, haverá consequentemente uma espera maior pelo recebimento desses produtos, fora o aumento do valor do frete que será uma consequência do processo.

Em meio a tudo isso, devo fazer umaobservação: segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o risco de você sofrer uma contaminação pelo Coronavírus através da importação de um produto da China ou de outros países infectados é pequeno.

Você percebe que, em meio a qualquer crise de viés econômico e financeiro, ter acesso a informações contábeis que reflitam de forma fidedigna a situação atual da sua empresa lhe permitirá tomar posições assertivas?

Assim, atente-se aos tópicos a seguir para descobrir como não ser mais 1 em meio a multidão e não se desesperar com o impacto de fatores externos como o Coronavírus na economia!

Fatores-Externos-Descubra-Coronavírus-Afeta-Economia-Contabilidade-Agilize.jpeg

Economia: Fatores Externos, Internos, e a difícil Relação Harmônica com o Coronavírus

Infelizmente, além dos Fatores Externos, o Coronavírus, causa “pânico” no mundo e na economia global, há ainda os Fatores Internos que podem acentuar os problemas financeiros.

A seguir 2  Fatores Internos que colaboram para o gerar uma economia instável no Brasil:

Reforma Tributária Lenta

Há a necessidade de um posicionamento maior do governo acerca da Reforma Tributária para uma melhora da economia. Há de se considerar também que, historicamente, em um período eleitoral, qualquer reforma, inclusive as administrativas, muitas vezes, tendem a sofrer com uma menor produtividade do Congresso e isso, infelizmente, colabora para uma piora no cenário.

Reforma Previdência x Tensão Institucional

Mesmo a Política Econômica dando sinais claros de que está no caminho certo, há uma necessidade de se ter cuidado com as tensões institucionais. Pois, nesse momento, qualquer Informação que flerte com uma possível mudança nas estratégias traçadas pelos governantes pode gerar um cenário ainda mais instável. Basta cogitar a saída do Ministro Paulo Guedes e analisar a flutuação na economia.

Conheça 2  Fatores Externos, além do Coronavírus:

A Relação entre a Crise na Argentina e Desaceleração Global

O Produto Interno Bruto (PIB) Mundial vem crescendo abaixo de 2,5%. Por isso, o comércio mundial é afetado e passa a importar menos, como é o caso da Argentina,  permanecem em estado de recessão. Isso, consequentemente, não é bom para nós, pois, os argentinos importam muitos dos nossos manufaturados.

Eleições nos EUA

No caso do Coronavírus, você deve ter percebido que, apenas, considerar a possibilidade de uma informação se concretizar é o suficiente para abalar a bolsa de valores, logo, a economia de diversos países. Com as Eleições no EUA não é diferente. Caso os republicanos percam para os democratas, haverá uma mudança na política internacional. Por isso, essa incerteza é o suficiente para gerar flutuações na economia.

Economia-Fatores-Externos-Fatores-Internos-Coronavírus-Contabilidade-Agilize.jpeg

Coronavírus: como Proteger a sua Economia de Fatores Externos e Internos

Como traçar estratégias para minimizar os efeitos na Economia decorrentes de Fatores Externos como o Coronavírus, além dos Fatores Internos?

Em situações onde não podemos afirmar, nem antecipar o real impacto no empreendimento, é imprescindível que você realize uma Gestão de Risco Financeiro na sua empresa.

É previsto que, em casos de pandemia, os 3 principais mercados que serão afetados inicialmente serão:

  • Viagem;
  • Lazer;
  • Turismo.

Após conhecer esses pontos, fica um tanto óbvio pensar nesses mercados como os mais afetados não é mesmo?

Por isso, você concorda que, frente aos impactos citados, agir sem planejamento,em meio a todo caos que vem sendo instaurado por conta do bombardeando de notícias, é complicado.

Para que você consiga pensar  e definir a melhor estratégia para o seu empreendimento, você deverá ter uma Gestão Financeira do seu seu negócio. Assim, você irá dispor de Informações contábeis fidedignas, que venham a retratar em tempo hábil o cenário em que seu empreendimento se encontra. Isso será fundamental para uma tomada de posição assertiva.

O próximo passo será a realização da Gestão de Risco Financeiro do seu empreendimento. Ou seja,  minimizar os impactos na Economia, advindo de Fatores Externos como, por exemplo, o Coronavírus, você deverá seguir os 6 passos que compartilharei contigo:

  1. Identifique os Riscos que Estão ligados ao seu negócio: riscos ligados ao Crédito, Mercado, Liquidez, Operacional, Taxa de Juros e Risco Cambial;
  2. Determine o Nível de Tolerância ao Risco: faça uma análise do Período ao qual se espera o Risco Financeiro, relação Custo-Benefício de tal decisão e Volatilidade do Ambiente Econômico e Financeiro;
  3. Formule Estratégias que Possibilitem Gerenciar Riscos;
  4. Implementação das Estratégias Planejadas;
  5. Monitore, Mensure e Refine suas Estratégias;
  6. Comunique e Relate os Resultados Obtidos.

Então, você sabe qual a primeira atitude que você deverá adotar antes de dar o primeiro passo?

Coronavírus-Fatores-Externos-Economia-Álcool-Gel-Contabilidade-Online-Agilize.jpeg

Sobre Máscaras, Álcool em Gel e Contabilidade Online

Você sabe qual a relação que Máscaras, Álcool em Gel e Contabilidade Online possuem com Fatores Externos, Coronavírus e Economia?

Então, esses 3 primeiros focam na sua proteção contra os 3 últimos. Assim, você faz idéia de qual a melhor postura para adotar frente a esses assuntos de uma forma geral?

O principal insight que você poderá ter de tudo isso é: no seu Plano de Ação contra esse cenário atual que assola o bom funcionamento da sua empresa, os seus posicionamentos deverão estar integrados.

Além de seguir as Recomendações da Organização Mundial da Saúde para se proteger contra o Coronavírus, você deverá cuidar bem das finanças da sua própria empresa para que a mesma não sofra com toda essa situação.

É como no livro “Terapia Financeira” do Reinaldo Domingos, presidente da Associação brasileira de educadores financeiros (Abefin), onde o autor traça um paralelo entre a Ciência Médica e a Contabilidade. O mesmo deixa claro que, enquanto uma cuida da saúde do ser humano, a outra cuida da saúde financeira da empresa. Enquanto uma emite notas de prevenção e remédios para estimular o processo de cura do paciente, a outra emite relatórios e sugere tomadas de decisões para o bom desempenho do negócio.

Por isso, você compreende agora a Importância de ter Informações contábeis fidedignas de forma rápida e prática para a sua empresa?

Além disso, você concorda que um problema na saúde financeira da sua empresa poderá afetar o seu bem estar?

Então, se deseja proteger a sua saúde de forma integral (pessoal e empresarial),sem erros, toque aqui agora e descubra como livrar-se desse problema já!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe um comentário logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.