Entenda o que é fluxo de caixa e tenha mais controle do seu negócio!

empresaria realizando o calculo do fluxo de caixa do seu negocio

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 48% das empresas brasileiras fecham após três anos de atividades. Buscar o que é fluxo de caixa e aplicá-lo poderia ser a solução para muitos desses casos. 

O problema, que afeta principalmente os micro e pequenos empreendimentos, tem origem na falta de planejamento e em questões associadas ao controle financeiro da gestão, segundo pronunciamento do Sebrae. 

E para você que procura o que é fluxo de caixa, bem, podemos dizer que está no caminho certo para consolidar e crescer o seu negócio. Buscar conhecimento para sair da mesmice é o que diferencia quem dá certo de quem vive na margem.

A principal maneira para ficar fora dessas estatísticas é organizar as suas finanças com inteligência, começando com um bom controle de gastos e dos fluxos de caixa! 

Afinal, sem dominar essa ferramenta, os empreendedores e as empreendedoras não conseguem nem mesmo dizer se a sua empresa estará aberta ou não no ano seguinte. O que é um grande problema, porque não dá pra contar com a sorte!

Por isso, fizemos esse artigo para explicar a você o que é fluxo de caixa, discutir algumas questões importantes a respeito do tema e indicar também a melhor maneira para administrar essa ferramenta tão importante para a saúde financeira da sua empresa.

  1. O que é fluxo de caixa: conheça os diferentes tipos!
  2. Como montar e administrar o fluxo de caixa de maneira eficiente?
  3. Como facilitar o controle de movimento do caixa com softwares de gestão

O que é fluxo de caixa: conheça os diferentes tipos!

Muitos se perguntam o que é fluxo de caixa e qual a real importância dele para o negócio, uma vez que isso parece ser complicado e cheio de contas, o tipo de coisa que a gente deixa na mão do contador e confia porque não sabe checar.

Bom, se você pensa assim, saiba que não é bem por aí!

O fluxo de caixa é toda a movimentação financeira que ocorre dentro da sua empresa em um determinado período de tempo. É a relação entre todo o dinheiro que sai (pagamentos) e todo dinheiro que entra, fruto das vendas de produtos ou serviços. 

Portanto, é a partir daí que prevemos se o negócio está no negativo ou no positivo!

Ao buscar o que é fluxo de caixa, o que talvez você não saiba é que existem diferentes tipos deles e vamos falar um pouco mais abaixo sobre cada um deles para te ajudar a entender qual deles funciona melhor para o seu negócio. Confira com a gente:

O que é fluxo de caixa direto

Esse é o tipo de fluxo de caixa mais comum de se encontrar em todos os tipos de empresas. Isso porque ele permite que você identifique com facilidade problemas de caixa que precisam ser resolvidos e até mesmo despesas que necessitam ser reduzidas.

Da mesma maneira que o fluxo de caixa operacional (mais abaixo), o fluxo de caixa direto registra os recebimentos e pagamentos de atividades operacionais com os valores brutos, sem realizar descontos. 

Nesse sentido, a diferença é que esse fluxo também inclui investimentos, necessidade de capital de giro e até mesmo tributos. Assim, acaba sendo um indicador mais completo.

Ele pode ser avaliado de maneira diária, de acordo com todas as movimentações financeiras no caixa da empresa.

O que é fluxo de caixa indireto

Diferente do anterior, ao invés de analisar as entradas e saídas, o fluxo de caixa indireto leva em consideração a análise do lucro líquido, analisando seus impactos no fluxo de caixa.

O que é fluxo de caixa operacional

Normalmente, esse é um fluxo de caixa utilizado por empresas que ainda estão na fase inicial e não possuem uma certa variedade de receitas ou despesas. 

Isso porque o fluxo de caixa operacional faz a análise somente da movimentação operacional da empresa, como abastecimento, manutenção de estoque, pagamento de funcionários, etc. 

Esse fluxo de caixa é relativamente mais simples porque não leva em conta os investimentos da empresa, juros ou impostos, nem mesmo avalia a necessidade de capital de giro. 

O que é fluxo de caixa livre

Para entender o que é o fluxo de caixa livre, primeiro precisamos observar o fluxo de caixa operacional, porque ele dá o resultado justamente do saldo que resta uma vez que foram pagas todas as obrigações e dívidas da empresa (incluindo custos operacionais).

Por isso, o fluxo de caixa livre é usado para avaliar também a capacidade da empresa de gerar capital num período de médio (60 dias) a longo (90 dias) prazo. 

O que é fluxo de caixa descontado

É através do fluxo de caixa descontado que podemos analisar o tempo que se leva para ter retorno do capital investido em uma empresa

Assim, com ele é possível medir a quantidade de recursos que serão proporcionados pela empresa ao final de um determinado período. Portanto, o quanto ela será valiosa no futuro!

Essa é uma ferramenta muito importante na hora de tomar decisões estratégicas. Ao invés de “contar com a sorte”, fazer uma boa análise do seu fluxo de caixa descontado é uma medida muito mais eficaz para determinar a futura saúde financeira do seu negócio. 

O que é fluxo de caixa projetado

Outro fluxo de caixa que também tem foco no futuro é o projetado. Nesse sentido, como o próprio nome já diz, ele faz uma projeção dos valores que ainda vão ser recebidos e das despesas que serão contabilizadas.

É uma ferramenta essencial para manter o seu orçamento preparado para evitar surpresas desagradáveis, ou até mesmo aproveitar as oportunidades que estão por vir e vão precisar daquele capital extra. 

Além do mais, é estar atento à necessidade de repor o seu estoque para períodos de maior distribuição!

Fluxo de caixa para investimentos

Entender o que é fluxo de caixa para investimentos não é algo tão complexo: como o próprio nome já diz, o foco desse fluxo de caixa é em determinar se, uma vez que foram pagos todos os custos de operações, despesas em geral ou dívidas da empresa, ainda há algum capital com potencial para ser investido!

Como montar e administrar o fluxo de caixa de maneira eficiente?

Alguns critérios devem ser adotados na hora de montar suas planilhas de fluxos de caixas (clique para baixar a nossa gratuitamente!). 

Primeiro, é necessário estabelecer quais serão os grupos de contas utilizadas durante o controle das entradas e saídas.

Por exemplo, separar as contas de bancos e fornecedores é fundamental, pois dessa forma o empreendedor terá a dimensão exata do débito que tem com cada um desses credores (o que não seria possível se ele contabilizasse apenas uma conta “dívidas” de forma genérica). 

Assim, o mesmo deve ser feito com os produtos e serviços que são comercializados pela empresa.

Além disso, é fundamental registrar a data das entradas e saídas, já que isso determinará, por exemplo, as necessidades de caixa da empresa no momento, ou seja, o quanto ele precisa ter em dinheiro para pagar suas obrigações. 

Isso evita, por exemplo, que o empresário faça compras de estoque que deixem o caixa em situação desfavorável em relação a uma dívida que precise ser paga de imediato.

Facilite o controle do movimento de caixa com softwares de gestão 

Depois de entender direitinho o que é fluxo de caixa, é fundamental buscar ferramentas que possam ajudar você a fazer esse monitoramento. 

Hoje, existem diversos softwares destinados à gestão financeira de micro, pequenos e médios empreendimentos

Nesse sentido, estão disponíveis com preços cada vez mais acessíveis, e em alguns casos até mesmo gratuitamente como o Bkper, esses programas podem agilizar os registros de fluxos de caixa, oferecendo também um acompanhamento em tempo real e mais preciso das entradas e saídas da sua empresa. 

Eventualmente, outras opções interessantes são o GestãoClick (pago) e o RP Controle Financeiro (gratuito).

Assim sendo, além de emitirem até notas fiscais, esses programas permitem, através de alertas e de um monitoramento constante do caixa, o controle de todas as operações que estão sendo realizadas pela empresa (já que esses softwares podem ser acessados até pelo celular atualmente), o que vai facilitar muito a atuação da gestão.

Faça uso da sua melhor aliada nesse processo!

Agora que você já aprendeu tudo sobre o que é fluxo de caixa, saiba que a contabilidade é uma valiosa ferramenta que está totalmente ao seu dispor para guiar você em todos esses processos e inclusive ajudar a sua empresa ou negócio a fazer o melhor uso dos diferentes tipos de fluxos de caixa que você conheceu neste post.

Desse modo, a Agilize, a primeira empresa de contabilidade online, tem um time de especialistas nas mais variadas áreas que está totalmente à postos para ajudar o seu negócio a se tornar ainda mais lucrativo. 

Além disso, sem falar nas dores de cabeça que vão passar bem longe de você com todo o nosso suporte!

Não perca um só prazo sequer, tenha seus impostos e taxas de fiscalização em dia e conheça todo o potencial que um serviço contábil inteligente pode proporcionar ao seu negócio, seja ele iniciante ou experiente no mercado.

Assista o vídeo abaixo e já conheça um pouco mais sobre o nosso Sistema Financeiro:

Solicite uma proposta com a gente logo aqui embaixo no nosso formulário, é grátis! E comece hoje mesmo a aproveitar todas essas vantagens! Estamos te esperando!