Você deve concordar comigo, quando digo que confiabilidade é algo difícil de conquistar, mas que, quando se adquire, junto a isso vem a consistência tão almejada pelas empresas que percebem a importância do planejamento, a longo prazo, certo?

Você poderá se questionar: como conseguir tal consistência, se conquistar a confiança de qualquer pessoa já não é algo muito fácil?

Gerar a confiabilidade necessária, que será importante para sua jornada, ao estabelecer uma relação de negócio com uma empresa parceira, realmente é uma tarefa que requer muita dedicação e competência.

Por isso, você deve atentar-se para os documentos comprobatórios referentes ao seu empreendimento, caso queira gerar confiança e estabelecer assim relações consistentes com outros parceiros de negócios .

Você deve estar curioso para saber a relação da DECORE com tudo isso, né?

Calma, já vamos chegar a esse ponto!

As considerações feitas acima são extremamente importantes, pois, só assim assimilará a essência do tema.

Então, dito isso, deixo logo abaixo os principais pontos que irão elucidar tudo que você precisa saber a respeito da DECORE:

A importância de conhecer a DECORE

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimento (DECORE), como o próprio nome dá a entender, serve basicamente para demonstrar informações sobre o seu negócio, de forma segura.

Esse documento contábil destina-se a fazer a prova de informações sobre percepções, acerca do rendimento de pessoa física (sócio, proprietário ou responsável técnico com vínculo empregatício).

Muitos procedimentos de extrema relevância para a longevidade do seu negócio podem necessitar desse documento, como forma de pré-requisito para realizá-los.

Conheça os principais deles, nos tópicos a seguir:

  • Obtenção de Crédito, em Instituições Financeiras
  • Consórcio
  • Abertura de Conta Bancária
  • Financiamento Imobiliário

Observação: quase todo procedimento de grande relevância para a sua empresa pode necessitar da DECORE.

Friso: quase todo procedimento. Mais adiante explicarei o porquê. Fique ligado nos tópicos a seguir, pois serão preponderantes para compreensão do tema e isso será definitivo para seu empreendimento.

Fuja do perigo! Entenda a relação entre contabilidade e DECORE

Antigamente, para se elaborar uma DECORE bastava encontrar um contador que prontamente analisaria a sua solicitação e quase sempre atenderia às suas expectativas.

Hoje em dia, a fiscalização quanto a esse documento aumentou drasticamente. Com isso, as entidades fiscalizadoras passaram a exigir o cumprimento de alguns protocolos, para que a informação documental seja fidedigna.

Só para você ter uma idéia, o preenchimento dos dados para emissão da DECORE deverá ser feito pelo seu contador, no site do CRC.

Após o preenchimento dos campos e emissão da declaração, o contador precisará encaminhar os documentos que atestam as informações requeridas pelo órgão emissor.

Caso o contador não comprove as informações e seja autuado pelas entidades fiscalizadoras, o mesmo sofrerá duras penas financeiras e, ainda por cima, corre o risco de ter as suas atividades suspensas.

Consegue entender agora a relevância dessa informação?

Preciso lembrar que, para emitir esse documento, você não pode esquecer que o período da solicitação deverá coincidir com o de distribuição de dividendos e/ou recolhimento de pró-labore. Logo, deverão ser informados os respectivos valores mensais pagos e, anexados junto a esses, os documentos comprobatórios.

São estes os documentos:

  • GFIP (Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social), no caso da declaração referir-se a valores pagos a título de pró-labore.
  • Livro contábil diário do período declarado (deve-se indicar os valores pagos)

Após isso, para que haja a consolidação das informações é necessária algumas considerações, então, não desgrude os olhos do próximo tópico.

Considerações imprescindíveis sobre a DECORE

Hoje em dia, a transmissão da DECORE acontece de forma eletrônica. Você poderá obtê-la através do endereço de cada unidade da federação do CRC (Conselho Regional de Contabilidade), ao utilizar a Certificação Digital. Para isso há a necessidade de um serviço de contabilidade. É preciso lembrar que junto a DECORE estarão os documentos que irão comprovar a renda mencionada na declaração. Esses serão encaminhados, posteriormente, para o CRC e a Receita Federal.

Essa documentação fica sob a responsabilidade do CRC, no prazo máximo de 5 anos.

Após o envio da declaração, não há a possibilidade de cancelamento da mesma e/ou retificação. A única opção que você terá nesse caso será indicar a “justificativa de erro,” que ficará para consulta posterior no site do CRC. Dessa forma há a anulação desse efeito. Nessa ocasião, você poderá solicitar a emissão de uma nova DECORE.

Lembra que frisei que nem todo procedimento precisa da DECORE?

Então fique atento, pois quero que saiba que você não precisa necessariamente dessa declaração, para realizar procedimentos, como os já citados, em tópicos acima.

Se você já dispõe dos serviços da Agilize, sabe que, ao possuir a contabilidade da sua empresa, organizada, e seu imposto de renda declarado devidamente, como manda o figurino, na prática, bancos e outros requerentes aceitam a comprovação de renda advinda dessa declaração, ao invés do DECORE.

Se deseja fugir de problemas ou de atividades que não fazem parte da sua principal e, além disso, envolvem um alto nível de complexidade, fora a questão do tempo gasto em demasia para a resolução das mesmas, busque aquele serviço feito sob medida, para você.

Agregue valor para seu cliente, ao focar naquilo que, realmente, importa: sua atividade principal.

Para isso, você não deve perder o seu ativo mais precioso: o seu tempo. Então, não vacile, conheça já os serviços da Agilize!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Deixe-nos um comentário, logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

Rafael Caribé

Rafael Caribé

CEO da Agilize Contabilidade Online. Formado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia. Adoro criar coisas novas e vê-las prosperar. Empreender é uma coisa natural para mim. É o que amo fazer!

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.