Os empresários, assim como os profissionais assalariados, precisarão em algum momento comprovar seu rendimento, e aí é que surge uma personagem fundamental na vida empresarial: a DECORE. 

A DECORE (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos) é o único documento oficialmente aceito para comprovar a renda de empresários, profissionais autônomos ou liberais.

Para você que é empresário listamos abaixo as principais dúvidas que você possa ter sobre a DECORE.

Para que serve?
Esse documento serve para comprovar a renda, perante as instituições financeiras ou outros órgãos públicos, daqueles profissionais que não tem carteira assinada e, portanto, não possuem contra-cheque. As situações nas quais a DECORE é necessária são:

  • abertura de conta bancária;
  • aquisição de crédito;
  • concessões de financiamentos;
  • emissões de visto;
  • transações imobiliárias;
  • aumento de limite de cheque especial ou de cartão de crédito;
  • consórcios;
  • aprovação de cadastro nas faculdades particulares.

Como obter a DECORE?
É preciso que você solicite ao seu contador a emissão da DECORE. Esse documento só pode ser emitido por um profissional da contabilidade, uma vez que no mesmo precisa constar o selo DHP – Declaração de Habilitação Profissional impresso em seu corpo. Este selo é fornecido pelo CRC (Conselho Regional de Contabilidade) no qual o contador está registrado.

Portanto, apenas os contadores cuja situação esteja regular no CRC podem emitir a DECORE. A partir de 2012, a DECORE passou a ser emitida exclusivamente pela internet.

Esse documento é válido por quanto tempo?
Seu prazo de validade normalmente é de 90 (noventa) dias a partir da data de sua emissão.

Quanto custa?
A emissão da DECORE geralmente não está dentro dos serviços acordados no contrato do cliente com a empresa de contabilidade como uma obrigatoriedade do contador. Portanto, ele é um serviço extra que seu contador pode vir a realizar ou não.

O valor cobrado não é tabelado, por isso o mesmo depende de cada escritório de contabilidade. Há escritórios de contabilidade que cobram 50,00 reais, enquanto outros chegam a cobrar R$150,00. E há ainda alguns contadores cobram um percentual sobre a renda do cliente, informada na DECORE.

Quais documentos preciso apresentar ao meu contador?
Ressaltamos que o rendimento do contribuinte informado na DECORE deverá estar fundamentado em informações apresentadas em documentos verdadeiros. Os documentos que o contador solicitará variam de acordo com a origem da renda de cada cliente.

Os contadores podem solicitar os seguintes documentos:

  • Registros contábeis da empresa;
  • Rendimento de aplicações financeiras: extrato bancário ou resumo de aplicações;
  • Contrato de compra e venda de imóveis ou escritura;
  • Contratos de aluguel.
Os documentos acima são necessários para os empresários. Profissionais autônomos, trabalhadores rurais, profissionais comissionados, etc, podem comprovar sua renda com outros documentos.
Como vimos, a DECORE é um documento que faz parte do cotidiano do empresário, mas que para emiti-la o contador precisa da colaboração do cliente, ou seja, você.
Então, fique atento e não deixe de arquivar os seus documentos, senão você perde a possibilidade de comprovar sua renda verdadeira, podendo ter problemas na obtenção de créditos e outros benefícios apontados mais acima.

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.