Contabilidade para influenciadores digitais: qual a importância e como funciona?

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Não é novidade para ninguém que, com o desenvolvimento da tecnologia, novas profissões vêm surgindo no mercado. Uma delas é a de digital influencer, ou influenciador digital. E, assim como outro tipo de atividade remunerada, ele precisa declarar as suas receitas e pagar os devidos impostos para que esteja em dia com a Receita Federal e não cometa crime de sonegação. Por isso, a contabilidade para influenciadores digitais.

Aqui neste artigo nós vamos falar tudo sobre esse assunto — você vai entender como funciona a contabilidade para influenciador digital, como formalizar o seu negócio e como economizar no pagamento de impostos para otimizar os seus ganhos. Continue lendo!

  1. Como funciona a contabilidade para influenciadores digitais?
  2. Influencer é PJ ou autônomo?
  3. Influencer: vale a pena abrir empresa?
  4. Quais são os tipos de empresa para influenciador digital?
  5. Quais são as principais obrigações?
  6. Como a contabilidade digital pode ajudar nesse processo?
  7. Como reduzir os impostos na área?

Como funciona a contabilidade para influenciadores digitais?

O influencer, além de produzir conteúdos, precisa realizar diversas outras atividades como acontece com qualquer empresa, como emitir notas fiscais, gerenciar as finanças, assinar contratos e cumprir com suas obrigações fiscais e contábeis.

A contabilidade para influenciadores digitais, então, funciona da mesma forma como acontece com qualquer outra empresa.

Para estar em dia com a legislação, o influencer deve se formalizar abrindo uma empresa e, a partir do tipo de empresa que abrir, cumprir com todas as obrigações voltadas para essa categoria.

Dentre essas obrigações estão a apuração mensal de impostos e o envio de declarações para as autoridades. E tudo isso é feito com o auxílio do contador!

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Influencer é PJ ou autônomo?

Antes de falarmos sobre os tipos de empresas que influenciadores digitais podem abrir, é importante responder a essa pergunta muito comum por quem está começando a trabalhar nessa área.

Isso porque, na verdade, abrir uma empresa é opcional. O influencer pode sim atuar como autônomo, mas, nesse caso, para seguir a legislação, deve declarar os seus ganhos como pessoa física anualmente na declaração do Imposto de Renda (IRPF).

O que acontece é que a alíquota do Imposto de Renda pode chegar até 27,5% das receitas tributáveis, o que corresponde a um valor considerável. 

Ao se formalizar, o influencer vai pagar impostos como empresa, e não como pessoa física. Nesse caso, as alíquotas variam de acordo com o tipo de empresa, regime tributário e atividade desenvolvida, mas em nenhuma situação elas chegam a 27,5%.

Ou seja, formalizar é uma forma de economizar no pagamento de impostos!

Influencer: vale a pena abrir empresa?

Sim, vale a pena abrir uma empresa se você trabalha como influenciador digital! 

Isso porque, além de economizar no pagamento de impostos, como já explicamos aqui, ter um CNPJ passa mais credibilidade e seriedade sobre o seu trabalho. 

E isso também pode trazer mais oportunidades de trabalho, já que algumas empresas têm a política de só contratar prestadores de serviço formalizados.

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Quais os tipos de empresa para influenciador digital?

Agora que você já sabe que a formalização é o melhor caminho tanto para o pagamento de impostos como para a sua imagem profissional, vamos falar sobre os próximos passos?

Sendo o influenciador um empreendedor individual, existem duas opções de naturezas jurídicas para escolher. Saiba mais sobre cada uma delas!

MEI para influenciador digital

O MEI, ou Microempreendedor Individual, é um modelo de empresa voltado para a formalização de autônomos e trabalhadores independentes. As suas principais características são a baixa carga tributária e a quantidade reduzida de burocracia.

Quem é MEI paga um valor fixo mensal de impostos, que custa cerca de R$ 70. Esse valor deve ser pago todos os meses, mesmo que não haja faturamento. Além disso, a única outra obrigação do MEI é o envio de uma declaração anual com detalhes sobre as suas receitas.

Porém, para usufruir desses e de outros benefícios (como auxílio doença, aposentadoria e outros benefícios previdenciários), é preciso se encaixar em uma série de critérios:

  • Ter mais de 18 anos;
  • Não ser funcionário público federal;
  • Não ter participação em nenhuma outra empresa;
  • Faturar até R$ 81 mil por ano;
  • Entre outros.

De modo geral, o MEI é a opção mais vantajosa para quem se encaixa em todas as exigências!

Qual o CNAE para influencer digital MEI?

CNAE é a Classificação Nacional das Atividades Econômicas. Ele é um código que identifica qual é a atividade exercida por uma empresa — cada atividade possível tem um código diferente.

Na hora de abrir o seu MEI, você vai precisar selecionar um dos CNAEs disponíveis na lista, já que nem todas as atividades existentes podem ter uma empresa nesse modelo.

Essas são algumas possibilidades de CNAE para influenciador digital que são permitidas pelo MEI:

  • CNAE 7319-0/02: promoção de vendas
  • CNAE 9001-9/01: humorista e contador de histórias independente
  • CNAE 5912-0/99: editor de vídeo independente

Para abrir o MEI, você vai precisar indicar um CNAE principal e até outros 15 CNAEs secundários. A nossa dica é que você escolha como principal aquele que mais se assemelha às atividades que você mais realiza na sua rotina profissional!

SLU para influenciador digital

Se você não pode ser MEI, a opção mais vantajosa é abrir uma Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Esse é o tipo de empresa mais vantajoso para quem empreende sozinho, principalmente pela possibilidade de escolher o Simples Nacional como regime tributário.

O Simples Nacional é um regime simplificado, com alíquotas menores que os outros (Lucro Real e Lucro Presumido) e uma carga burocrática menor. Isso porque, nesse regime, todos os impostos são pagos em uma única guia.

Porém, diferentemente do MEI, o valor a ser pago é proporcional ao faturamento. As alíquotas variam de acordo com o Anexo em que cada atividade se encaixa. No caso da SLU, as atividades de influência digital se enquadram no Anexo V, com alíquotas que começam em 15,5%.

Uma característica da SLU é que, nesse tipo de empresa, o patrimônio do empresário é separado do patrimônio da empresa. Ou seja, em caso de dívidas no negócio, você não corre o risco de perder os seus bens pessoais.

Qual o CNAE para influenciador digital SLU?

Como você deve ter percebido, ainda não existe um CNAE voltado especificamente para as atividades de influência digital. Por isso, as SLU de influencers costumam ser abertas com o CNAE 7311-4/00, que corresponde a atividades de agência de publicidade.

Quais são as principais obrigações?

As suas obrigações como empresa vão depender da natureza jurídica que você escolher. O MEI, como você já sabe, só tem uma obrigação além do pagamento mensal de impostos, que é o envio da Declaração Anual do MEI.

Na SLU, há mais obrigações. Elas variam de acordo com o regime tributário escolhido, mas, como o Simples Nacional costuma ser a opção mais vantajosa, vamos listar aqui as principais obrigações para o influenciador enquadrado nesse regime tributário:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Pagamento dos tributos;
  • Escrituração fiscal;
  • Declaração Anual do Simples Nacional;
  • Cumprimento de normas trabalhistas e previdenciárias.

Como a contabilidade digital pode ajudar nesse processo?

Como você viu, é preciso cumprir algumas obrigações como empresa para se manter em dia com a lei. O Brasil tem um sistema tributário com regras diferentes para cada empresa e muitas exceções.

Por isso é tão importante contar com uma contabilidade de confiança! Afinal, qualquer erro no cumprimento dessas obrigações, ainda que não seja de má-fé, pode acabar resultando em penalidades para a empresa.

Com uma contabilidade digital, além de garantir o cumprimento de todas as suas obrigações, você ainda conta com outros benefícios:

  • Mais agilidade na operação;
  • Redução de custos;
  • Menos burocracia;
  • Acesso em tempo real às informações financeiras e contábeis;
  • Comunicação facilitada (e aqui na Agilize o nosso atendimento é diferenciado!);
  • Segurança da informação, com backups automáticos e medidas para proteger os seus dados.

Como reduzir os impostos na área?

E você sabia que além de garantir o correto cumprimento de suas obrigações, o contador também pode ajudar você a economizar no pagamento de impostos? Isso é feito por meio do planejamento tributário, que vai analisar minuciosamente a sua empresa para indicar caminhos mais vantajosos (sem deixar de cumprir nenhuma lei).

Quer um exemplo de como isso pode ser feito?

A gente falou aqui que o influenciador autônomo precisa pagar Imposto de Renda sobre a sua receita com os trabalhos, certo? E que essa alíquota é de 27,5%. 

A gente também falou que no Anexo V do Simples Nacional, onde se enquadra o CNAE mais usado por influenciadores, as alíquotas começam em 15,5%. Mas, a depender do seu faturamento, essa alíquota pode chegar a 30,5% — e, nesse caso, você pagaria mais impostos do que emitindo notas avulsas.

Para o influencer digital que fatura até R$ 3.600.000,00 por mês, o Simples Nacional é a melhor opção. Mas, a partir desse valor, emitir notas avulsas faz com que você tenha uma carga tributária menor.

Um bom contador vai analisar essas e outras questões para indicar para você as melhores escolhas de modo que você pague sempre o menor possível em impostos, mas sem deixar de cumprir nenhuma regra, para que você não tenha problemas com as autoridades.

Conte com a Agilize!

Assim como você, a gente aqui na Agilize sabe todo o potencial que o digital tem. Somos pioneiros em contabilidade digital no Brasil e, desde 2013, já ajudamos mais de 20 mil clientes a economizarem com impostos e a manterem suas empresas funcionando em conformidade com a lei.

E a gente pode te ajudar com a contabilidade para influenciador digital desde o momento de abertura da sua empresa até o cumprimento de suas obrigações. O nosso time está sempre disponível para tirar todas as suas dúvidas e ajudar no que for preciso.

Além disso, na nossa plataforma, você tem acesso fácil a todos os dados sobre as suas movimentações financeiras — informações valiosas para a tomada de decisão na sua carreira!

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