Descubra como a contabilidade para o mercado digital pode te ajudar

e-book-abertura

Contabilidade para o mercado digital

A contabilidade para o mercado digital serve para orientar e, assim, organizar negócios baseados na internet. Embora já ocupem uma posição relevante no mercado, muitos ainda sofrem com a informalidade, em especial ao tratar de questões tributárias.É um erro achar que, ao empreender pela web, as coisas serão mais fáceis ou menos complicadas do que em uma empresa com existência física. Negócios digitais estão sujeitos ao pagamento de impostos da mesmíssima forma que empresas offline. Por isso, os cuidados a serem observados são os mesmos, e não são poucos.
Nesse aspecto, a contabilidade online pode ajudar a manter a saúde financeira dos empreendimentos digitais, principalmente considerando vantagens que, de outra forma, não poderiam ser obtidas. Veja quais são elas e melhore a sua performance nos negócios como um todo!

Organização

O setor de TI e de comunicação, do qual as empresas digitais fazem parte, evidencia sua importância nos números. De acordo com dados divulgados no 3º Seminário Brasscom Políticas Públicas & Negócios, esse setor respondeu, em 2017, por 7% do PIB nacional. E o que isso tem a ver com a contabilidade para o mercado digital?
Pode não parecer muita coisa, mas, na posição em que se encontra hoje, e de acordo com a pesquisa Brasscom, estima-se que empresas de comunicação e de TI movimentem, até 2022, cerca de R$ 250 bilhões.
Trata-se de um enorme mercado que, sem apoio e parceria de empresas contábeis, não terá como dar conta da pesada carga tributária brasileira. Ademais, esse crescimento rápido no volume de negócios tenderá a aumentar a demanda por mais controle financeiro e tributário.
Sendo assim, quem não contar com o braço da contabilidade para se organizar correrá sério risco de ficar para trás.

Redução da incidência de multas

Até mesmo para empreendedores digitais da categoria Microempreendedor Individual (MEI), existe o risco de atrasos e erros na hora de apurar e pagar impostos.
Por mais que esse tipo de empresa de uma só pessoa conte com facilidades, existe sempre a exigência de respeitar prazos e, claro, de fazer corretamente a contabilidade, para declarar sem sobressaltos.
Isso se aplica também às empresas sujeitas ao regime tributário Simples Nacional. Nele, a apuração e a posterior quitação de impostos e tributos são feitas por guia única.
Contudo, há diversos aspectos que devem ser considerados e tratados pela contabilidade, em especial relativos a prazos e particularidades na escrituração. Se descumpridos, podem gerar multas que, como você deve saber, normalmente são bastante salgadas.

Segurança

Outra vantagem que uma empresa digital que conta com o braço contábil percebe é o aumento da segurança ao tratar da parte financeira/contábil/tributária. Essa segurança, por sua vez, tem a ver com a certeza de que, nas mãos de profissionais, seus processos serão planejados e executados corretamente.
Imagine que, por conta própria, você faça a declaração do seu IRPJ, o Imposto de Renda para Pessoa Jurídica. Será que está preenchendo corretamente os dados na plataforma web da Receita Federal? Será que está lançando os valores certos nos campos certos?
Declarar renda é algo muito sério e que, no nível empresarial, deve ser tratado por profissionais de contabilidade para o mercado digital. Só eles garantem a segurança dos dados repassados, evitando posteriores explicações junto ao fisco por causa de erros ou omissões.

Profissionalismo

Não seria muito melhor se sua atividade baseada na internet contasse com os mesmos recursos e ferramentas que empresas “normais” têm à disposição desde sempre? Como vimos, o mercado digital já é uma realidade, e isso obriga as pessoas que dele fazem parte a se profissionalizar.
Isso significa olhar para a gestão e a parte contábil e tributária com a atenção que merecem. Afinal, não há negócio no Brasil, mesmo online ou conduzido a partir do exterior, que escape da mira do fisco.
Profissionalizar as rotinas ligadas à tributação, portanto, garante que seu negócio pela web tenha condições para crescer e aparecer ainda mais. Acredite, cedo ou tarde, não há empresa, online ou offline, que possa abrir mão do apoio de, pelo menos, um contador.

Diminuição de erros

Como vimos, MEIs e empresas optantes do Simples também correm o risco de errar na apuração dos seus impostos. Falhas na tributação geram multas e, dependendo do caso, até o arbitramento de suas rotinas contábeis e tributárias.
Quem trabalha em sociedade, então, precisa ficar ainda mais atento. Erros na distribuição dos lucros ou ao definir o pró-labore podem custar muito caro. Isso, porque incidem impostos sobre os valores relativos a esses pagamentos.
Além disso, o novo eSocial pode ser confuso de operar, caso sua empresa conte com um empregado e tenha aderido recentemente a ele ou ainda não o utilize. Aliás, até mesmo MEIs são obrigados a utilizar essa plataforma para prestar contas sobre funcionários contratados.
Esses são alguns aspectos que comumente induzem empresas digitais ao erro quando não têm suas finanças e impostos confiados a uma parceira contábil. Se fôssemos elencar todos as possíveis falhas, este artigo se estenderia por muito mais páginas!

Auxílio no pagamento de impostos

Por tudo que já foi exposto, fica difícil discordar de que uma empresa de contabilidade online é indispensável para garantir o cumprimento das rotinas fiscais e tributárias.
Considerando as características dos negócios baseados na internet, a necessidade pode ser ainda maior. Afinal, não são poucas as empresas digitais que operam de fora do Brasil ou lidando com as leis e regras tributárias de mais de um estado brasileiro.
Ou seja, às questões tributárias, somam-se outras, como câmbio, pagamento de ICMS ou de comércio exterior.
Por isso, ao avaliar uma empresa contábil para empreendimentos na internet, a prioridade não muda: qualidade e profissionalismo deverão ser os critérios principais para orientar sua decisão.
Há de se considerar, ainda, que, ao terceirizar essa parte do negócio, você ganha muito mais tranquilidade para se dedicar exclusivamente às suas atividades. Aquele “pesadelo” do imposto no começo do ano fará parte do passado, uma vez que é prestado todo o suporte necessário nesse momento importante e, ao mesmo tempo, difícil de lidar.
Outro aspecto a ser destacado é que a contabilidade para o mercado digital pode fazer a diferença em questões estratégicas, como na hora de optar por um regime tributário ou para assessoria empresarial.
Então, essa não parece ser a melhor escolha? Assim sendo, conte com a Agilize, referência em contabilidade digital, e vá mais longe nos negócios pela internet!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta