Você sabe como está a regularidade da sua empresa? A pergunta pode ser simples e, de pronto, a resposta pode ser positiva. No entanto, quando o assunto são as pendências, é importante ter certeza. Por mais que conte com o apoio de uma ótima contabilidade, é fundamental que todo o gestor realize semestralmente a emissão de certidões negativas. Uma boa ferramenta para ajudar o empreendedor nessa tarefa é o aplicativo http://www.empresaregular.com.br. Desta forma, ele poderá comprovar e ter certeza de que na sua empresa inexistem débitos ou irregularidades fiscais, trabalhistas e jurídicas.

Com essas certidões em mãos e constando qualquer problema, o empreendedor tem mais poder de ação, já que poderá acionar o advogado e o contador da empresa para solucionar qualquer pendência ou dívida, evitando, desta forma, possíveis processos judiciais ou o desequilíbrio econômico da empresa. Confira, logo abaixo, algumas certidões que você deve dar atenção.

Certidões municipais, estaduais e federais

Cada ente federativo da União possui certidões específicas, que servem para comprovar se a sua empresa possui alguma pendência fiscal ou débitos com estas entidades. No município, a certidão a ser retirada é a Certidão de Regularidade Fiscal. Já nos Estados, você deve emitir a Certidão de Regularidade da Fazenda Estadual. Por fim, é preciso procurar pela Receita Federal para a emissão da Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida da União.

Normalmente, é possível emitir todas essas certidões através dos sites de cada ente federativo. No entanto, se não é o caso do seu município ou Estado, procure a secretaria de fazenda.

Certidão Negativa de Débitos Previdenciários

Esta certidão é necessária para a comprovação de que a empresa está em dia com o Ministério da Previdência Social (INSS). É muito importante para a obtenção de financiamento público, participar de licitações, contratar com o poder público, dentre outras utilidades. O documento pode ser retirado no próprio site do Ministério da Fazenda.

Certidão de Regularidade com o FGTS

Da mesma forma que a Certidão Negativa de Débitos Previdenciários, essa certidão é fundamental para relacionar-se com a Administração Pública e com instituições oficiais de crédito. Comprova a situação da empresa com o Fundo de Garantia do Trabalhador (FGTS), e sua retirada é feita exclusivamente pela Caixa Econômica Federal.

Certidão Negativa da Justiça Federal

É a certidão que faz prova de ausência de processos judiciais cíveis, fiscais e criminais no âmbito da Justiça Federal. Fundamentais para qualquer relação com órgãos públicos. Pode ser retirada no próprio Portal da Justiça Federal.

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

Por fim, faz-se necessária a emissão da Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, para comprovar que a empresa está regularizada também nessas questões. Além disso, é importante para empresas que trabalham com a terceirização do serviço. Sua retirada é feita no site do Tribunal Superior do Trabalho.

Em resumo, tirar essas certidões não é uma tarefa que será importante apenas para a própria percepção e análise do empreendedor, como também se fazem necessárias em diversas situações, principalmente se a sua empresa atua ou planeja atuar junto ao Pode Publico.

E você? Já consultou a situação da sua empresa? Ela está regularizada? Descubra mais dicas sobre contabilidade acessando o nosso site!

 

Sobre a Agilize

Somos a primeira empresa de contabilidade online do Brasil. Transformamos seu MEI em ME e cuidados da contabilidade da sua empresa enquanto você fatura. Tudo online, de forma tranquila e segura.

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.