A saúde financeira é um dos aspectos mais importantes para a sobrevivência de uma micro ou pequena empresa. Mas o dia a dia não é fácil: afinal, quem é empresário no Brasil conhece bem a complexidade da burocracia existente no país e a quantidade de obrigações tributárias, financeiras e trabalhistas que é preciso cumprir. Assim, é fundamental estar bem amparado nessas decisões, para não perder dinheiro e nem colocar a empresa em risco.

Pequenas e microempresas não precisam legalmente manter um contador entre seus funcionários fixos, mas podem se beneficiar – e muito! – de um profissional do ramo auxiliando nas decisões financeiras, tanto nas do dia a dia como nas mais estratégicas.

Empresa terceirizada ou profissional contratado?

Se a sua expectativa quanto ao trabalho de um contador é apenas o registro legal das operações e o recolhimento dos impostos devidos, a melhor opção é contratar um escritório contábil, que sai mais barato e não gera compromissos trabalhistas. Agora, se você quer contar com um profissional que pode lhe auxiliar na tomada de decisões estratégicas de sua empresa, considere contratar um contador para o seu quadro fixo de funcionários.

Quer saber por quê? Veja o que um contador pode fazer pela sua empresa!

Planejamento na abertura

Algumas decisões tomadas aqui serão fundamentais para o sucesso da empresa. Outras são de escopo legal: se não forem cumpridas, a organização pode ser multada ou sofrer sanções previstas na legislação. Isso porque a escolha do regime tributário, a constituição societária e o tipo jurídico, por exemplo, dependem de aspectos tão diversos como previsão de faturamento e até o tipo de atividade que será desenvolvida pela empresa. Nesse caso, o contador é a pessoa ideal para indicar o melhor caminho a ser percorrido.

Planejamento e organização financeira da empresa

Além da gestão do dia a dia, da organização financeira da empresa – gerir o fluxo de caixa, contas a pagar e receber, orçamentos – e da anotação legal de toda essa movimentação (obrigatória para fins fiscais, dependendo do regime de tributação que foi escolhido pela organização), o contador pode atuar também na realização de um planejamento financeiro estratégico, auxiliando os gestores na hora de investir o dinheiro da empresa e alertando sobre possíveis mudanças na legislação (que podem se apresentar tanto como ameaças quanto como oportunidades!).

Gestão das obrigações legais (trabalhistas, tributárias, financeiras)

Diante da complexidade da legislação tributária brasileira, aqui é onde o contador se mostra ainda mais fundamental. Afinal, não é fácil gerir sozinho a imensa quantidade de tributos e impostos a serem pagos ou elaborar o imposto de renda, por exemplo. Profundo conhecedor da legislação tributária e trabalhista brasileira, o profissional orienta quanto ao recolhimento das obrigações tributárias legais oriundas das operações trabalhistas e financeiras da empresa. Para quem não quer ter problemas com o fisco, essa ajuda é essencial.

Análise de desempenho

Ser capaz de antecipar tendências é um diferencial na sobrevivência das organizações. Como está atento a movimentação financeira e também ao mercado externo e à legislação vigente, o contador pode auxiliar o gestor na análise de desempenho e, consequentemente, na tomada de decisões estratégicas, como a de expandir a empresa, retirar um produto de linha ou contratar mais funcionários, por exemplo.

Viu quantas coisas o contador pode fazer pela sua empresa? Ainda tem alguma dúvida? Deixe o seu comentário!

 

Sobre a Agilize

Somos a primeira empresa de contabilidade online do Brasil. Transformamos seu MEI em ME e cuidados da contabilidade da sua empresa enquanto você fatura. Tudo online, de forma tranquila e segura.

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços em 14 cidades no Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.