Você sabia que, segundo dados do Banco Mundial, o Brasil encontra-se na 124° posição no relatório Doing Business?Você sabe as vantagens de abrir uma empresa, em São Paulo?

 

O relatório mencionado utiliza como premissas pontos ligados ao estímulo do empreendedorismo, tais como leis e normas, que colaboram para realização das atividades das empresas.

Recentemente, a Medida Provisória 881, mais conhecida como MP da Liberdade Econômica, surgiu como forma de desburocratizar as atividades das empresas, no país.

O grande ponto em todo esse contexto é a busca pelo incentivo ao empreendedorismo que o poder público tem adotado como uma das suas principais metas, pois reconhece os impactos positivos que o estímulo à ação empreendedora traz.

Curioso para saber a relação de tudo isso com a cidade de São Paulo?

Em consonância com o estado e o governo federal, a prefeitura de São Paulo desenvolveu em 2017 o Empreenda Fácil.

Esse programa visa possibilitar a abertura de empresas classificadas como “legislação de baixo risco,” aquelas que precisam de uma menor burocracia para funcionar. O objetivo dessa ação é realizar o processo de abertura em 2 dias.

Você consegue imaginar o quanto isso pode afetar o seu negócio?

Deixo a seguir os principais pontos que lhe ajudarão a perceber as vantagens que isso trará para seu empreendimento:

A atração empreendedora de São Paulo

O empreendedorismo é uma das principais ferramentas transformadoras de uma nação. Seja pelas inovações propostas ou pelo inegável estímulo ao mercado de trabalho, esse segmento promove mudanças significativas para aquelas regiões onde há um incentivo claro a essa prática.

A prefeitura de São paulo, ciente da importância dessa questão, associada ao reconhecimento da capacidade do município, percebeu o quão estratégico seria estimular a prática empreendedora na região.

Os principais pontos levados em consideração foram os seguintes:

  • Mercado Atraente
  • Centros de Negócios
  • Cidade ativa, com circulação de capitais
  • Parceiros e fornecedores próximos ao negócio
  • Alto índice de demanda local, para diversos nichos
  • Maior margem de lucro, visto que a população costuma pagar o preço definido
  • Facilidade de se obter crédito

Um detalhe importantíssimo a ser mencionado é que os principais empreendedores a levantarem a relevância desses pontos mencionados acima são os prestadores de serviços e donos de pequenas empresas, em geral.

Você consegue perceber agora os diferenciais que servem para tornar o município de São Paulo um pólo atrativo para a prática empreendedora?

No entanto, entender apenas os pontos atrativos não lhe possibilitará uma vantagem competitiva. É necessário que você atente-se aos desafios que é empreender nessa cidade. Por isso, não vacile, fique ligado no próximo tópico.

A atração empreendedora de São Paulo

Desafios que consolidam as Vantagens de Empreender

Se você deseja consistência para seu negócio, ao longo do tempo, necessitará conhecer de antemão os desafios de empreender na cidade mais empreendedora do país.

Só para você ter idéia, segundo uma pesquisa realizada pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), em 2017, 76% das pessoas que estavam na faixa dos 25 aos 35 anos, sonhavam em empreender. Parte dessas pessoas da pesquisa foram da cidade de São Paulo.

No entanto, para que você perceba a vantagem de empreender nessa cidade é necessário conhecer os principais desafios. Deixo-os, a seguir:

  • Concorrência elevada
  • Dificuldade de logística
  • Muito trânsito
  • Alguns pontos burocráticos
  • Carga Tributária.

Como você pôde perceber há um grande empenho por parte dos paulistanos, no quesito empreendedorismo. O interesse é altíssimo. No entanto há alguns pontos que o poder público precisa continuar aperfeiçoando, para que estimule ainda mais essa ação revolucionária que é empreender.

Você conhece as etapas que otimizam a abertura do seu negócio?

Não desgrude os olhos da tela, pois a seguir conhecerá as etapas que serão preponderantes para que o seu negócio aconteça de forma ágil e prática.

Etapas que Otimizam a Abertura da Empresa

Etapas que Otimizam a Abertura da Empresa

Prepare-se para o passo a passo de abrir uma empresa, São Paulo, que irá promover a otimização do mesmo e economizar absurdamente o seu tempo gasto, para que você possa se estabelecer.

Antes de serem adotadas as mudanças propostas pelo programa Empreenda Fácil, o prazo gasto para abertura de uma empresa, em São Paulo, era de 101 dias. Com a aprovação do programa, a previsão inicial acreditava que a redução média fosse para 79 dias e assim por diante.

Vamos ao passo a passo, para abertura da sua empresa, de forma simplificada, proposta pelo processo?

1° Etapa

Você deverá encaminhar toda documentação exigida pelos órgãos responsáveis, para regulamentação do seu negócio.

Como isso poderá ser feito?

Você deverá entrar no seguinte site do governo federal: Registro e Licenciamento de Empresas. Lá, você deverá informar o endereço onde o negócio se estabelecerá e a atividade que irá exercer (CNAE – Código Nacional de Atividades Econômicas).

Isso antecipa uma parte importantíssima do processo, visto que, anteriormente, o que acontecia com os empreendedores é que, só depois do imóvel estabelecido, eles iriam descobrir se realmente poderiam exercer as suas atividades.

2° Etapa

Nesta etapa, o empreendedor deverá informar o protocolo com a autorização para a abertura do empreendimento, no endereço que consta no portal da Receita Federal chamado: Coleta Nacional.

Uma ressalva: se você tiver sócios é necessário que informe isso, também.

3° Etapa

Havendoa aprovação, por parte da Receita Federal, deve-se solicitar a emissão do CNPJ, no site da Junta Comercial do Estado. Para fazer a etapa remotamente é necessário que você possua um Certificado Digital.

4° Etapa

A única etapa que deve ser feita presencialmente que será realizada no posto de atendimento da prefeitura é a Inscrição Municipal, para a emissão do Cadastro de Contribuinte Municipal da empresa.

5° Etapa

Para finalizar, com o Cadastro de Contribuinte Municipal da empresa, em mãos, você deverá voltar ao site que iniciou o processo e emitir o alvará de funcionamento da sua empresa.

Percebe o tanto que o processo se tornou rápido e prático?

Não há como negar que isso seja algo extremamente vantajoso, concorda?

A Vantagem que Não Contam para Você

A inovação proposta pela Prefeitura de São Paulo, em consonância com as outras esferas do governo, ficou evidente para você abrir uma empresa, em São Paulo, certo?

Apesar dessa etapa inicial ser de extrema relevância para o empreendimento, o que dará consistência para o mesmo é forma com que será conduzido.

A Agilize, 1° Startup de Contabilidade Online do Brasil, sempre frisa nos seus artigos a importância que toda empresa deve ter quanto ao agregar valor para a cadeia de serviços.

Você sabe o porquê?

Quanto mais uma empresa foca na única coisa que promoverá valor agregado para cadeia de serviços, sua atividade-fim, ela tende a aumentar a sua produtividade.

Você já parou para pensar sobre o tempo que se gasta com obrigações acessórias, em um negócio?

Realmente é um absurdo!

Por saber que você não está aqui a toa, que compartilha da mesma visão de mundo que a Agilize, sei que preza por informações fidedignas, para uma tomada de decisão prática e ágil, para o seu negócio.

Por isso, se deseja ter todo esse poder revolucionário, na palma da sua mão, em apenas um toque e desfrutar dessa grande vantagem, você está no lugar certo.

Conheça agora os serviços da Agilize!

Escolha uma contabilidade movida por facilidades. Conheça a Agilize


Contabilidade completa – Cuidamos de todas as suas obrigações contábeis
Atendimento excelente – Telefone, chat ou e-mail
Tudo pela internet – Emita notas fiscais e acompanhe tudo no nosso aplicativo financeiro gratuito

Quero receber uma proposta

Gostou do nosso artigo?

Então deixe um comentário, logo abaixo!

Assine a nossa newsletter, aproveite e siga-nos nas redes sociais!

Leia também:

 

Marcelle Lauria

Marcelle Lauria

Marcelle é contadora, produtora de conteúdo e Gestora do time de Customer Success da Agilize Contabilidade Online. Apaixonada por contabilidade e gestão de pessoas.

Faça um Comentário

Você pode trocar de contabilidade quando quiser. Não é necessário finalizar o ano fiscal, e não tem nenhum custo.

Tem alguma dúvida sobre por que você deve contratar a Agilize? Fale com um dos nossos contadores experts:

Ligamos para você

Entraremos em contato em até 30 minutos, e você não estará assumindo nenhum compromisso com a Agilize.
(de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h)

Você considera contratar uma contabilidade online?

4 coisas que você deve considerar ao contratar uma contabilidade online:

Os preços cobrados pela contabilidade online

Você deve se proteger de empresas que não são transparentes nos preços cobrados. Na Agilize, você fica ciente de absolutamente tudo que será cobrado, sem pegadinhas, com planos a partir de R$ 99. E não cobramos a 13ª mensalidade dos nossos clientes.

Os serviços prestados pela contabilidade online

Fique atento(a) aos serviços prestados para que você não tenha surpresas no futuro. A Agilize é uma contabilidade completa, que atende empresas de prestação de serviços de qualquer lugar do Brasil.

O aplicativo financeiro e contábil

Oferecer um aplicativo de gestão financeira e contábil completo e que funcione corretamente é fundamental para que você possa focar no crescimento do seu negócio. A Agilize oferece um sistema completo, que funciona em computadores, celulares e tablets.

O atendimento é feito por contadores experts

É importante que você saiba quem está cuidando da sua empresa, e também que tenha acesso a essas pessoas. Na Agilize, você conta com um time de contadores experts acessíveis desde a contratação, sempre que precisar.