9 dicas de como vender no Instagram e ter mais resultados

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Saber como vender no Instagram é uma forma de potencializar os lucros do seu negócio. Afinal, ele é uma das redes sociais preferidas dos brasileiros e um excelente ambiente para você trabalhar a imagem da sua marca, o relacionamento com os clientes e as suas vendas!

Essa rede social foi criada para ser um espaço de interação entre as pessoas por meio da postagem de fotos. Mas, ao longo do tempo, o Instagram foi evoluindo para o que é hoje — uma rede social completa, onde é possível postar fotos, vídeos, enviar mensagens privadas, anunciar e até mesmo fazer compras pelo seu marketplace.

Aqui neste artigo você vai saber por que é tão importante contar com essa rede social na sua estratégia de vendas e conferir as nossas dicas de como vender pelo Instagram!

Por que vender no Instagram?

O Instagram é a segunda plataforma mais popular no Brasil em número de usuários, atrás apenas do WhatsApp. Mas, quando falamos em tempo de uso, o Instagram ganha a liderança

Esses são alguns dados interessantes que vão te mostrar como é importante saber vender no Instagram:

  • 92% dos usuários entram na rede social pelo menos uma vez por dia;
  • 79% acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas;
  • 90% seguem, pelo menos, uma marca;
  • 80% usam a plataforma para descobrir produtos e serviços;
  • 64% dos jovens já compraram algum produto que descobriram no Instagram.

Viu como o Instagram é uma rede com um super potencial para ajudar a sua empresa nas vendas?

Como vender pelo Instagram?

Com algumas estratégias de marketing digital, é possível fazer a sua marca ter maior alcance na plataforma, o que, sem dúvidas, vai ajudar nas vendas. O Instagram também pode ser um espaço de interação com o seu público, no qual a marca pode se aproximar e gerar confiança nas pessoas — o que, sem dúvidas, também contribui para a decisão de compra do cliente.

Veja as nossas dicas!

1. Tenha uma conta comercial

Um dos principais pontos em como vender no instagram é ter uma conta comercial em vez de uma pessoal traz muitos benefícios, pois permite que você tenha acesso a novas funcionalidades, como:

  • Criar uma página conectada ao Facebook;
  • Categorizar o seu negócio;
  • Colocar mais opções de contato no perfil;

Colocar botões com chamadas para ação;

  • Usar o Instagram Ads (falaremos sobre isso mais para frente);
  • Analisar as métricas do perfil por meio dos insights oferecidos pela plataforma.

2. Construa o seu perfil

Depois de criar a conta, você deve ser estratégico na criação do seu perfil. Coloque a sua marca na foto de perfil e escreva uma boa bio, que deve conter as informações básicas sobre o negócio — o que vende, diferencial e onde está localizado (caso o seu serviço não possa ser prestado à distância).

Na linha principal, que é aquela que fica em negrito no perfil, coloque algo que identifique o seu negócio. Se você tem um pet shop, por exemplo, deve usar algo tipo: “Cantinho das Patas / Pet Shop”. Isso porque é dessa primeira linha que o Instagram busca as informações para entregá-las aos usuários na busca. 

Ou seja, se alguém pesquisar por pet shop poderá encontrar o seu perfil sem necessariamente digitar o nome da loja — e isso vai trazer ainda mais visitantes para o seu perfil!

3. Organize os seus destaques

Os destaques do seu perfil devem trazer informações relevantes para os clientes e tudo o que eles precisam saber ao ter o primeiro contato com a marca. Você pode aproveitar para contar a história da empresa, deixar disponíveis as opções de contato, trazer alguns feedbacks de clientes satisfeitos e apresentar os seus principais produtos, mostrando, inclusive, como podem ser usados.

4. Faça anúncios

Por meio do Facebook Ads, você consegue criar campanhas de anúncios pagos para divulgar os seus produtos, aumentar o alcance da sua marca e vender ainda mais pelo Instagram. A vantagem desse tipo de anúncio é que ele permite segmentar muito bem o público, indicando exatamente para que perfil de pessoas o seu conteúdo deve ser entregue.

Esse recurso também permite criar um botão que leva o usuário de aplicativo diretamente para o seu site — o que é uma ótima alternativa para redirecionar esse público, já que o Instagram não permite colocar links nas legendas das publicações.

5. Tenha uma calendário de conteúdo

Na linha de como vender no Instagram também entra outro fator: você também vai precisar ter um calendário de conteúdos para postar diariamente. Dessa forma, consegue atrair mais pessoas para o seu perfil, se posicionar como autoridade na área em que atua e criar ainda mais conexão com o público.

A nossa dica é que você aproveite bem todas as possibilidades da plataforma: o feed, os stories e os Reels!

6. Interaja com os seguidores

Outro ponto muito importante para quem quer saber como vender no Instagram é a interação com os seguidores. Afinal, é natural que o seu conteúdo gere engajamento. Mas ninguém gosta de ficar falando sozinho, certo? Então não deixe de responder os comentários dos usuários e tirar todas as dúvidas que tenham sobre os produtos ou processo de compra.

Isso pode fazer toda a diferença no resultado das suas vendas!

7. Faça parcerias com influenciadores

O marketing de influência é uma ótima estratégia para quem quer vender no Instagram. Além de ajudar a divulgar os produtos com mais credibilidade, ele ajuda a trabalhar a prova social, aumenta o seu número de seguidores e faz com que a sua marca seja ainda mais conhecida.

Quer um dado interessante? 70% dos usuários do Instagram seguem influenciadores e 61% já compraram algo por indicação de um deles!

8. Faça promoções

Outra estratégia de como vender no Instagram é criar promoções exclusivas para o público da plataforma. Você pode, por exemplo, oferecer cupons de desconto para quem fizer certas interações, assistir a determinados conteúdos ou participar de dinâmicas nos stories. Outra opção é divulgar as promoções primeiro na rede social.

Ações como essas fazem o público se sentir valorizado, aumentam a conexão entre marca e clientes e, claro, dão aquele up nas suas vendas!

9. Analise dados

Tudo o que o seu público faz ao interagir com o seu perfil gera dados que ficam armazenados na plataforma. Esses dados podem ser acessados na aba Insights e analisá-los é essencial para que você entenda quais estratégias estão dando certo e quais não estão trazendo os resultados esperados.

Assim fica mais fácil planejar estratégias ainda mais eficientes, que, sem dúvidas, vão ajudar você a vender cada vez mais no Instagram!

Conte com a Agilize!

Além de saber como vender pelo Instagram, você também precisa estar preparado como empresário para lidar com esse crescimento. E uma das formas de fazer isso é contar com o apoio de uma contabilidade de confiança!

Esse serviço ajuda você a garantir a correta apuração de todos os impostos e o cumprimento de todas as obrigações fiscais e tributárias da empresa. Assim você pode focar cada vez mais em estratégias de vendas, sem precisar gastar tempo com esse tipo de burocracia e sem ter problemas com as autoridades.

E aqui na Agilize a gente pode te ajudar! Somos a primeira contabilidade online do Brasil e já ajudamos mais de 20 mil empreendedores como você a manter as contas em dia e conhecer melhor o seu negócio.

Você acompanha tudo o que acontece com a sua contabilidade pela nossa plataforma, que é fácil de mexer e pode ser acessada pelo computador ou pelo smartphone. Lá, além de receber as suas guias de pagamento, você confere relatórios sobre as suas movimentações financeiras, o que é essencial para uma boa gestão.

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